O SENAI, entidade da FIESC, instituiu nesta terça-feira (13) o Conselho Universitário da rede de ensino superior, chamada agora de UniSENAI. No ato, tomaram posse conselheiros que serão responsáveis por deliberar políticas relacionadas ao centro universitário incluindo aspectos de gestão administrativa, patrimonial, financeira e do controle fiscal de seu efetivo funcionamento. O conselho é presidido pelo diretor-regional do SENAI, Fabrizio Machado Pereira.
“Queremos formar engenheiros, tecnólogos e especialistas com o DNA da indústria. Na condição de centro universitário, temos autonomia e celeridade na oferta de novos cursos de graduação, pós-graduação e extensão, criados em conexão com o setor”, frisa Pereira.
No encontro desta terça, os conselheiros conheceram o panorama e os desafios da rede que alcançou o status de centro universitário em 2021. Os campi estão próximos da indústria e dos Institutos do SENAI de Inovação e de Tecnologia, otimizando a conexão com clusters e ecossistemas. Entre os desafios da rede estão a oferta digital e a implantação de novos polos e de programas de internacionalização, pesquisa e inovação, entre outros.
Felipe Morgado, superintendente de educação profissional e superior do SENAI Nacional, integra o grupo de conselheiros e afirma que o grande desafio é atender as necessidades locais e também nacionais do setor industrial. Ele ressalta que o projeto é estratégico em todo o país. “É um importante passo para que a gente consolide um modelo inovador de educação superior, criando um modelo aplicado à indústria e alinhado ao desenvolvimento e à difusão de novas tecnologias”, afirma.
Além do centro universitário instalado em Blumenau, outros quatro campi em Chapecó, Florianópolis, Joinville e Jaraguá do Sul oferecem graduações, pós-graduações e cursos de extensão em diversas áreas. Conselheiros presentes na reunião aprovaram ainda a criação de polos de apoio presencial em Salvador (BA), Contagem (MG), Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP) e Ribeirão Preto (SP).
Entre as atuais ofertas de formação da UniSENAI estão o MBE em Lean Executive Sensei, que formará especialistas capazes de gerir a implementação e sustentação de processos para a melhoria contínua na indústria e gestão de excelência; a pós-graduação em Industrial DevOps, que formará especialistas capazes de elaborar e desenvolver projetos para a implementação de tecnologias digitais na Indústria 4.0; e a pós-graduação em Digital Energy, que forma especialistas que dominam o uso de tecnologias modernas e inovadoras de geração, digitalização, transformação e armazenamento de energia na indústria 4.0.