A Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, o Departamento de Estado e o parceiro Partners of the Americas anunciam, nesta terça-feira (20), as seis equipes de 18 instituições educacionais vencedoras das bolsas oferecidas pelo Fundo de Inovação 100K Strong entre universidades e faculdades norte-americanas com instituições de ensino superior no Brasil. Essas novas parcerias, que contam com o apoio institucional e financeiro do SENAI, resultarão em programas inovadores de intercâmbio e treinamento para estudantes e professores com foco em soluções climáticas, STEAM, ciências da saúde, inteligência artificial, e tecnologia para mais de 50 estudantes em ambos os países durante 2022-2023. Os projetos serão realizados em seis estados brasileiros: Ceará, Goiânia, Minas Gerais, Porto Alegre, Pernambuco e Santa Catarina.
Segundo o encarregado de Negócios da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Douglas Koneff, “o Fundo de Inovação é um pilar da estratégia de desenvolvimento do governo norte-americano no hemisfério ocidental. Estas parcerias público-privadas e os compromissos de governos e parceiros, irão aproveitar o poder da educação para transformar sociedades, oferecer oportunidades e estimular o crescimento econômico. Esta é a segunda vez que o SENAI faz parceria com o Departamento de Estado e os Parceiros das Américas para apoiar novas parcerias entre instituições tecnológicas e de ensino superior nos dois países”.
De acordo com Frederico Lamego, superintendente de Negócios Internacionais – SENAI, SESI, IEL, “o financiamento acordado entre o SENAI e o Departamento de Estado permitirá que equipes brasileiras e instituições e estudantes norte-americanos busquem soluções para problemas mundiais em um ambiente colaborativo e multicultural. Estamos felizes em trabalhar com parceiros com uma visão compartilhada e espero ver essas equipes colaborando em soluções inovadoras que aproximem os EUA e o Brasil.”
O Brasil é o terceiro país líder na participação nesta iniciativa de educação regional com instituições de ensino superior norte-americanas, que busca projetar e implementar novos modelos de programas de intercâmbio inclusivos.