A Federação das Indústrias (FIESC) assinou nesta sexta-feira, dia 1°, memorando de entendimento com a Universidade Técnica Particular de Loja (UTPL), do Equador. O objetivo é estabelecer cooperação bilateral para viabilizar oportunidades de intercâmbio a estudantes, instrutores e pesquisadores, além de projetos conjuntos e programas de treinamento.
Participaram do ato o diretor regional do SENAI e reitor do UniSENAI, Fabrizio Machado Pereira, e o reitor da UTPL, Santiago Acosta Aide. Em abril, uma comitiva da universidade equatoriana esteve em Florianópolis e conheceu detalhes da rede de ensino superior do SENAI, que oferece graduação, pós-graduação e cursos de extensão customizados para a indústria.
Pereira lembra que, parcerias como esta, fortalecem o processo de internacionalização do UniSENAI. “A cooperação com universidades estrangeiras permite a transferência de tecnologias e conhecimento e amplia os horizontes de formação dos nossos acadêmicos. É uma conexão essencial para viabilizar uma graduação atualizada e alinhada às principais tendências mundiais”, destaca.
A diretora de comunicação e marketing da UTPL, Karina Valarezzo, e o diretor geral de relações interinstitucionais, Luciano Rodrigues Marcelino, também acompanharam a assinatura do memorando na FIESC.
A UTPL é uma instituição privada de ensino superior que oferece programas presenciais e de educação continuada. Oferece 23 cursos de bacharelado e 20 programas de educação continuada e é considerada a melhor universidade a distância do Equador, com mais de 90 centros universitários distribuídos por todo o país e em três das principais cidades do mundo: Nova York, Madrid e Roma.
Atualmente, o UniSENAI já está realizando atividades conjuntas como workshops online, colaborações editoriais em revistas científicas e participação de docentes convidados no curso Tecnología Superior en Transformación Digital de Empresas.
Bolsa de 100% para engenharias
O UniSENAI vai conceder 80 bolsas de 100% que podem ser estendidas até o final da graduação nos cursos de engenharia de computação, em Florianópolis, e engenharia de controle e automação, em Joinville. As inscrições para o processo seletivo que concederá as bolsas podem ser realizadas até segunda-feira, dia 4, e o candidato será avaliado por uma prova de matemática, com conteúdos relacionados ao terceiro ano do ensino médio, e aprovação com nota igual ou maior a oito. A prova será realizada no dia 10 de dezembro e a concessão das bolsas será destinada aos candidatos classificados por ranking, em ordem decrescente.
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC