O time Donatello, composto por alunos do UniSENAI e as empresas I3C e Festo conquistou o terceiro lugar do primeiro ABII Challenge, evento inédito realizado pela Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII). O evento realizado em Joinville no dia 16 de setembro teve provas de drones, robôs móveis autônomos e inteligência artificial.
O time Minerva, formado por estudantes da USP e pelas empresas Embraer, Dexco, Marelo e Omron, ficou em primeiro lugar. Em segundo lugar ficou o UTM Team, formado pela UFSC, Macnica DHW, e TERMICA Solutions. Os cinco times compostos por 13 empresas e 5 universidades dos Estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, disputaram as provas no Ágora Tech Park.
O objetivo, conforme o presidente da ABII, José Rizzo Hahn Filho, foi mostrar que no Brasil há profissionais capazes, empresas de ponta e universidades com pesquisadores, professores e estudantes mobilizados pela tecnologia. “O evento foi um sucesso em termos de público, organização e participação dos times. Escolhemos tecnologias cruciais para o desenvolvimento da indústria do país. Precisamos de pessoas cada vez mais capazes para implementar projetos que envolvam drones, AMRs e inteligência artificial”, ressalta Rizzo.
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Como foram as provas do ABII Challenge
A primeira prova do ABII Challenge foi a de drones. O desafio envolvia programar os drones autônomos para cumprirem uma missão de voo. Todos os times tinham o mesmo modelo do aparelho, que foi comprado pela ABII e doado para as universidades desenvolverem projetos.
Alunos do UniSENAI desenvolveram desafios com drones
Os drone não eram pilotados, mas realizavam a prova de forma autônoma, lendo códigos que davam instruções sobre o que fazer no percurso. Todos os times tiveram pontuação. O UTM Team ficou com a vitória e o time Minerva ficou com a segunda melhor pontuação, mas nenhum dos times conseguiu completar o circuito, que incluía aterrissar num robô em movimento no menor tempo.
A segunda prova foi a de robôs móveis autônomos. O grande desafio dos times foi programar os robôs, que foram emprestados pelas empresas Pollux Part of Accenture, Omron e Selettra Automação e Robótica, e fazer a prova com vários robôs juntos na arena. Os times receberam um mapa antes da prova. Era necessário que os robôs passassem por portais antes de cumprir o trajeto e só no dia as equipes puderam fazer o reconhecimento final do circuito.
O objetivo era completar o percurso no menor tempo possível, somando as cinco largadas. Foi uma das provas que o público mais vibrou. Havia muitas famílias com crianças acompanhando a prova. O UTM Team foi o vencedor e o time Minerva ficou com a segunda melhor pontuação.
A última e decisiva prova do dia foi a de inteligência artificial. O desafio era criar uma inteligência para jogar o jogo de War, um tradicional jogo de tabuleiro criado em 1972, que envolve muita estratégia. As decisões eram tomadas pela inteligência artificial. Cada time sabia o seu objetivo, mas não sabia o objetivo dos concorrentes. Apenas o público teve acesso a todos os objetivos para conseguir entender o que estava acontecendo.
O jogo foi exibido num telão e foram duas horas emocionantes de partida. O jogo foi encerrado por tempo, após duas horas, e venceu o time com o maior número de territórios. Com a melhor pontuação na prova de IA, o time Minerva garantiu os pontos que precisava para a vitória do geral do ABII Challenge.
Confira o resultado do ABII Challenge
1º – Time Minerva (USP, Embraer, Dexco, Marelo e Omron)
2º – UTM Team (UFSC, Macnica DHW, e TERMICA Solutions)
3º – Time Donatello (UniSENAI, I3C e Festo)
4º – Time PUCPR de Robótica Móvel (PUCPR, Selettra Automação e Robótica e Pepperl+Fuchs)
5º – Time Synth (Udesc, Pollux Part of Accenture, TOTVS e SMC)